Equipe

COORDENAÇÃO

Pedro Silva Marra

Pesquisador líder do Ateliê de Sonoridades Urbanas. Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo, cursos de Jornalismo e Cinema e Audiovisual. Jornalista, graduado em Comunicação Social pela UFMG (2004), mestre pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – Fafich, UFMG e doutor pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Entre outubro de 2015 e fevereiro de 2016, realizou estágio de pesquisa sanduíche no Departamento de História da Arte e Comunicação da McGill University, realizando trabalhos de pesquisa junto ao CIRMMT (Centre for Interdisciplinary Research in Music Media and Technology), da mesma universidade. Além do Ateliê de Sonoridades Urbanas também participa do Grupo de Estudos em Imagem, Som e Tecnologias, do Centro de Convergência de Novas Mídias UFMG e do Laboratório Cartografias Urbanas. Atua principalmente nos seguintes temas: música, cultura, vídeo, rádio, linguagem sonora, som para audiovisual, cidade, protestos e esporte.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4353302215403438

SUB COORDENAÇÃO

Thaíse Valentim Madeira

Doutora em Comunicação Social e Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Université Paris III Sorbonne Nouvelle. Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo (UnilesteMG) e mestrado em História Social e Cultural (Université de Versalhes Saint-Quentin-en-Yvelines). Integra o Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM/UFMG) e co-coordena o Ateliê de Sonoridades Urbanas (UFES) . Tem experiência na área de audiovisual e atua principalmente em temas relacionados à mediação cultural, dispositivos midiáticos, megaeventos, memória e patrimônio, diversidade cultural e tradições populares.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4274830956581718

PESQUISADORES DOUTORES

Luiz Henrique Assis Garcia

Graduado (1997), Mestre (2000) e Doutor (2007) em História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da UFMG, com trabalhos versando sobre o Clube da Esquina e a música popular brasileira dos anos 1960-70. Coordenou por 8 anos o Setor de Pesquisa do Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) em Belo Horizonte (MG). Atualmente é professor associado da Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, atuando no curso de Museologia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. É um dos coordenadores do grupo de pesquisa ESTOPIM (Núcleo de Estudos Interdisciplinares do Patrimônio Cultural) e criador do Grupo de Estudos em Som e Museologia (SOMMUS), sediados na UFMG. É membro da seção latinoamericana da IASPM – International Association for the Study of Popular Music. Suas pesquisas versam sobre as relações dos museus com o espaço urbano e o público, a história e as políticas de patrimônio cultural devotadas à música popular e às paisagens sonoras e os significações sociais estabelecidos em torno das canções e os lugares da cidade a elas associados.Também atua como compositor, mais intensamente como letrista, tendo parcerias gravadas com Pablo Castro, Makely Ka, Kristoff Silva, Raul Mariano e Maurício Ribeiro, e muitas outras aguardando registro.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6363095991840726

Paula Ziviani

Doutora em Comunicação Social pela UFMG. Foi bolsista CAPES/PDSE, categoria doutorado-sanduíche, com estudos na Faculdade de Economia e no Centros de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, integrada ao quadro de atividades do Núcleo de Estudos sobre Cidades, Culturas e Arquitetura, em 2015. Mestre em Ciência da Informação pela UFMG, linha de pesquisa Informação, Cultura e Sociedade, em 2008. Especialista em Gestão Cultural pelo Centro Universitário UNA em parceria com a Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes, em 2005. Bacharel em Filosofia pela UFMG, em 2002. Pesquisadora do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNPD) na DISOC do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); do Centro de Convergência de Novas Mídias (CNPq/UFMG); e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial (INPuT). Seu interesse de pesquisa está relacionado aos seguintes temas: comunicação, política e cultura; megaeventos; cidade e práticas urbanas; políticas culturais.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5330977887745948

Regina Helena Alves da Silva

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1997). Posdoutora em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA (2009) e posdoutora em Cidades e Culturas Urbanas pelo Centro de Estudos Sociais – CES – da Universidade de Coimbra. Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal de Minas Gerais e atua nos programas de pós-graduação em História e em Comunicação Social. Tem experiência: na área de História, com ênfase em História Social da Cultura, atuando principalmente nas áreas de culturas urbanas, história da cidade e do urbanismo, práticas culturais, memória e patrimônio; em Comunicação Social, atuando principalmente nas áreas de práticas sociais, comunicação e culturas contemporâneas, tecnologias da informação e comunicação, conformações contemporâneas dos movimentos sociais e redes sócio-técnicas. Coordenadora do Centro de Convergência de Novas Mídias – CCNM-UFMG , foi colaboradora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web – INWEB. Atualmente é vice-coordenadora do INCT de Politicas Publicas e Desenvolvimento Territorial.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0803501641077783

Viviana Mônica Vermes

Bacharel em Música (Composição e Regência) pelo IA-Unesp (1988), Mestre em Artes (Música) pela mesma universidade (1996) e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2003). Realizou um estágio de pós-doutorado no Departamento de Música da ECA/USP (2004-2005) e um segundo estágio no Instituto de Artes – Unesp (2012-2015). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo, onde leciona nos cursos de graduação em Artes Visuais e Cinema, e atua nos programas de pós-graduação em Letras (PPGL) e em Comunicação e Territorialidades (PÓSCOM). Musicóloga, dedica-se principalmente aos seguintes temas: música brasileira dos séculos XIX e XX, romantismo musical, circuitos musicais no Rio de Janeiro da Belle Époque, crítica musical, cenário musical de Vitória – ES nos séculos XX e XXI. É líder do Grupo de Pesquisa NELM – Núcleo de Estudos Literários e Musicológicos. Pesquisadora do NOMOS – Núcleo de Musicologia Social (IA – Unesp), Pesquisadora do Labelle – Laboratório de Estudos de Literatura e Cultura da Belle Époque (Uerj), Pesquisadora do Grupo de Estudos de Gênero, Corpo e Música (UFRGS), Pesquisadora do Grupo de Pesquisa História e Música (História – Unesp). Membro da Diretoria da IASPM-AL (Associação Internacional para Estudo da Música Popular – América Latina) – 2016-2018. Bolsista do Programa de Apoio à Pesquisa da Biblioteca Nacional (2016-2017). Membro do Comitê Acadêmico da Music Criticism Network. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3806495173897941

MESTRANDOS

Constantino Gabriel Buteri Neto

Mestrando em Comunicação e Territorialidades – PÓSCOM UFES (2019). Graduado em Música Licenciatura – UFES (2008); Psicologia – UFES (2001) e Administração de Empresas – FCHV (1997). Técnico em Audiovisual da Assessoria de Comunicação do IFES – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito. Compositor de trilhas musicais e sound designer (2000-2020). Experiência em docência no Ensino Profissional, no Curso de Produção de Áudio e Vídeo CEET – Vasco Coutinho (2006-2010). Curta experiência como professor voluntário no Ensino Superior no DETAM – Centro de Artes – Ufes. Experiência em gestão cultural, sub-área música, no Centro Cultural SESC Glória (2010-2018). Membro do grupo de estudos Ateliê de Sonoridades Urbanas. Atualmente realizando pesquisa sobre territorialidades sonoras e mapeamento sonoro do Campus Universitário de Goiabeiras (UFES).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6622756594593500

GRADUADOS

Ana Beatriz Moreto do Vale

Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2014). Graduação em Ciências Sociais dupla modalidade (Licenciatura/Bacharelado) pela Universidade Federal do Espírito Santo (2019).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1980061612259334

GRADUANDOS BOLSISTAS

Arthur Chiesa Ferraz

Graduando em Direito – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Conclusão prevista para 2024. Graduação em Jornalismo – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Incompleta (2018/1 a 2019/2). Experiência como apresentador e coordenador do programa Bandejão Rádio Universitária 104,7 FM, em coordenação de equipe e projetos, produção, locução, edição e roteiro. Experiência como fotógrafo do maior jornal alternativo do país, Mídia Ninja, na cobertura dos protestos que ocorreram entre o mês de Março e Julho de 2019 e atualmente como colaborador voluntário do veículo. Presentemente atua como pesquisador bolsista no grupo de pesquisa Ateliê de Sonoridades Urbanas, com enfoque em sonoridades boêmias e conflitos interpessoais. O grupo de pesquisa pertence ao curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0905898100422855

Lucas Rodrigo Froes Ogawa

Graduando no curso de Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador e bolsista do projeto Ateliê de Sonoridades Urbanas coordenado pelo professor Pedro Marra. Extensionista do projeto Bandejão, na Rádio Universitária FM.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6041254264899293

Thauane Martins Lima

Graduanda em Jornalismo- Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Conclusão prevista para 2021. Experiência como assessoria de imprensa na função de estagiária da Secretaria de Controle e Transparência (SECONT) e atualmente estagiária em jornalismo com habilidades audiovisuais no Tribunal de Contas do estado do Espírito Santo (TCE-ES). Estuda cinema na UFES, já produziu um curta-metragem Love Trap. Assessora voluntariamente Antônio Estevão, cineasta de bordas de Central Carapina, da qual lançou o longa metragem Comando Central. Pesquisador e bolsista do projeto Ateliê de Sonoridades Urbanas coordenado pelo professor Pedro Marra.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5533973221568049

%d blogueiros gostam disto: